VAMOS CONVERSAR?

Agende seu consulta

47 99723-1101

WhatsApp-psicologa.jpg

​MÍDIAS SOCIAIS:

  • Facebook
  • Instagram

LINKS DO SITE

CONSULTÓRIO:

©2018 by Vivi Navarro. Todos direitos reservados.

TRATAMENTO DE INSÔNIA

Você vira de um lado, vira do outro e nada do bendito sono aparecer.  E assim se inicia mais uma longa e exaustiva noite sem dormir.

 

A insônia é um distúrbio mais comum do que as pessoas imaginam, e se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono ou em se manter dormindo.

 

Em alguns casos a pessoa consegue iniciar o sono, porém no meio da noite desperta e não consegue mais voltar a dormir.

Não existe um motivo padrão para a insônia. Ela geralmente é multifatorial e cada pessoa reage de forma singular a ela.

A boa notícia é que para a grande maioria a insônia é um evento passageiro, ocasionado por problemas pessoais, preocupações futuras, oscilações hormonais ou mesmo por medicamentos. Muitas causas médicas podem estar associadas, como dores crônicas, por exemplo.

 

Estima-se que para cada 5 pessoas, 1 sofra de insônia.

PSICOLÓGICOS

Falta de concentração

Baixo rendimento intelectual

Irritabilidade

Problemas de memória

Humor deprimido

​FÍSICOS

Cansaço permanente

Dores de cabeça

Problemas gastrointestinais

Coordenação motora

SENSAÇÕES COMUNS

Sono durante a maior parte do dia

Sem motivação para realizar tarefas 

Lento para realizar as atividades

É impaciente com pessoas e situações

Os casos extremos de insônia o que ocasionam ?

Muitas pessoas apresentam insônia em algum período da sua vida, porém outras sofrem com uma insônia crônica que perdura por meses ou mesmo anos.

 

As consequências para a saúde são inúmeras e muitas vezes graves, como hipertensão, arritmia, distúrbios psicológicos ou mesmo em casos extremos, problemas ainda mais severos como infarto ou derrame.

RELAÇÃO DA INSÔNIA COM

ANSIEDADE

A insônia é irmã mais velha da ansiedade. Por serem da mesma família, possuem muitas características em comum. Seja uma ansiedade passageira ou pontual ou mesmo uma ansiedade patológica, a insônia quase sempre se faz presente nesses casos.

 

É necessário fazer uma avaliação médica para compreender suas causas.

ESTRESSE

Se a ansiedade é a irmã mais velha da insônia, podemos dizer que o estresse é o caçula da família. E estilo de vida impacta diretamente os ciclos de sono.

 

A correria do dia a dia, a má alimentação, falta de atividade física e o excesso de preocupações levam a exaustão do corpo e uma incapacidade de relaxar.

 

A falta de sono, por sua vez, altera as funções cerebrais causando ansiedade, fadiga e falta de concentração, realimentando assim o ciclo ansiedade – insônia – estresse.

Tratamentos para Insônia

Faz-se necessário uma avaliação para investigar as condições médicas que podem estar envolvidas com a insônia e que precisam ser devidamente tratadas. Após essa etapa é necessário desenvolver um verdadeiro plano de ação que incluem desde mudanças comportamentais como hábitos alimentares e atividade física até psicológicas como meditação e relaxamento, que afetam diretamente a qualidade do sono.

 

Muitas pessoas não se dão conta de como seus hábitos desde o início do seu dia afetam diretamente a sua noite mal dormida.

Outro fator de destaque é transformar sua experiência de sono frustrante em algo prazeroso. Muitas pessoas associam o momento do sono com algo perturbador em função das experiências anteriores mal sucedidas. Ir para cama torna-se sinônimo de momentos de angústia e pensamentos de auto cobrança como “tenho que dormir”. 

 

A mudança dessa relação com os próprios pensamentos é uma chave importante no processo de melhora.

Transforme sua insatisfação em mudança

Online

O programa tem duração de 8 semanas sendo 1 encontro online por semana. Não há vídeoaulas, sendo todos os encontros uma interação ao vivo e particular com a profissional.
 
Cada encontro tem duração aproximada 1:30h, sendo datas e os horários definidos em comum acordo após a contratação do programa. 

Presencial

É o mesmo programa realizado online, porém os 8 encontros acontecem de forma presencial no consultório em Balneário Camboriú.  
 

Datas e horários definidos em comum acordo após primeira sessão.