TRATAMENTO DE INSÔNIA
Você vira de um lado, vira do outro e nada do bendito sono aparecer. E assim se inicia mais uma longa e exaustiva noite sem dormir.
A insônia é um distúrbio mais comum do que as pessoas imaginam, e se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono ou em se manter dormindo.
Em alguns casos a pessoa consegue iniciar o sono, porém no meio da noite desperta e não consegue mais voltar a dormir.
Não existe um motivo padrão para a insônia. Ela geralmente é multifatorial e cada pessoa reage de forma singular a ela.
A boa notícia é que para a grande maioria a insônia é um evento passageiro, ocasionado por problemas pessoais, preocupações futuras, oscilações hormonais ou mesmo por medicamentos. Muitas causas médicas podem estar associadas, como dores crônicas, por exemplo.
Estima-se que para cada 5 pessoas, 1 sofra de insônia.
PSICOLÓGICOS
Falta de concentração
Baixo rendimento intelectual
Irritabilidade
Problemas de memória
Humor deprimido
FÍSICOS
Cansaço permanente
Dores de cabeça
Problemas gastrointestinais
Coordenação motora
SENSAÇÕES COMUNS
Sono durante a maior parte do dia
Sem motivação para realizar tarefas
Lento para realizar as atividades
É impaciente com pessoas e situações
Os casos extremos de insônia o que ocasionam ?
Muitas pessoas apresentam insônia em algum período da sua vida, porém outras sofrem com uma insônia crônica que perdura por meses ou mesmo anos.
As consequências para a saúde são inúmeras e muitas vezes graves, como hipertensão, arritmia, distúrbios psicológicos ou mesmo em casos extremos, problemas ainda mais severos como infarto ou derrame.
RELAÇÃO DA INSÔNIA COM
ANSIEDADE
A insônia é irmã mais velha da ansiedade. Por serem da mesma família, possuem muitas características em comum. Seja uma ansiedade passageira ou pontual ou mesmo uma ansiedade patológica, a insônia quase sempre se faz presente nesses casos.
É necessário fazer uma avaliação médica para compreender suas causas.
ESTRESSE
Se a ansiedade é a irmã mais velha da insônia, podemos dizer que o estresse é o caçula da família. E estilo de vida impacta diretamente os ciclos de sono.
A correria do dia a dia, a má alimentação, falta de atividade física e o excesso de preocupações levam a exaustão do corpo e uma incapacidade de relaxar.
A falta de sono, por sua vez, altera as funções cerebrais causando ansiedade, fadiga e falta de concentração, realimentando assim o ciclo ansiedade – insônia – estresse.
Tratamentos para Insônia
Faz-se necessário uma avaliação para investigar as condições médicas que podem estar envolvidas com a insônia e que precisam ser devidamente tratadas. Após essa etapa é necessário desenvolver um verdadeiro plano de ação que incluem desde mudanças comportamentais como hábitos alimentares e atividade física até psicológicas como meditação e relaxamento, que afetam diretamente a qualidade do sono.
Muitas pessoas não se dão conta de como seus hábitos desde o início do seu dia afetam diretamente a sua noite mal dormida.
Outro fator de destaque é transformar sua experiência de sono frustrante em algo prazeroso. Muitas pessoas associam o momento do sono com algo perturbador em função das experiências anteriores mal sucedidas. Ir para cama torna-se sinônimo de momentos de angústia e pensamentos de auto cobrança como “tenho que dormir”.
A mudança dessa relação com os próprios pensamentos é uma chave importante no processo de melhora.
Online
O programa tem duração de 8 semanas sendo 1 encontro online por semana. Não há vídeoaulas, sendo todos os encontros uma interação ao vivo e particular com a profissional.
Cada encontro tem duração aproximada 1:30h, sendo datas e os horários definidos em comum acordo após a contratação do programa.
Presencial
É o mesmo programa realizado online, porém os 8 encontros acontecem de forma presencial no consultório em Balneário Camboriú.
Datas e horários definidos em comum acordo após primeira sessão.