VIVA BEM
VIVA MINDFULNESS
PRATIQUE MINDFULNESS
O que é Mindfulness?
É um treino de atenção plena que passou a fazer parte da medicina comportamental desenvolvida por Jonh Kabat-Zinn em 1982, em programas de redução de estresse.
Mindfulness é um estado mental de clareza, de consciência e presença. É tornar-se observador de si mesmo, desenvolvendo a curiosidade e paciência aos eventos internos e externos.
A meditação é uma das ferramenta de Mindfulness que ajuda a desenvolver esse estado contemplativo de estar no "aqui e agora". Dessa forma é possível compreender as coisas como elas são e não do jeito que eu gostaria que elas fossem. O sofrimento reside justamente na resistência da aceitação. É a partir da compreensão dos fatos como são que posso agir ou invés se simplesmente reagir diante de algo.
COMO PRATICAR MINDFULNESS ?
Existem duas formas de se praticar Mindfulness:
Prática formal:
Exercícios baseados em meditação e atenção plena. Consiste em uma introspecção profunda mantendo o foco em si, na respiração, sensações corporais ou mesmo no ambiente.
Prática informal:
Através da intenção de abertura, curiosidade, não julgamento, é possível realizar mudanças de perspectivas sobre sua própria vida e sobre os eventos que o cercam.

POR QUE PRATICAR MINDFULNESS ?
Mindfulness é uma prática que nos ajuda a vivenciar um estado mental de presença, nos habilitando a estarmos presente e cientes da experiência tal qual como se apresenta, de forma intencional, dirigindo propositadamente a atenção a experiência vivida. Diversas atividades cotidianas são realizadas no “piloto automático”, ou seja, concluímos tarefas porém não nos damos mais conta de como foram realizadas
Quem nunca dirigiu (sem perceber) até o local de trabalho em pleno domingo, quando o objetivo era ir à casa de um amigo? O fato é que estamos sempre “distraídos” em pensamentos, julgamentos, auto-crítica e preocupações, ficando cada vez mais distanciados do que realmente somos, gostamos ou queremos para nossas vidas. O estilo de vida moderno e sempre ocupado, nos rouba espaços importantes de silêncio e observação, introspecção para se conhecer e aprender seus próprios limites físicos e emocionais. No geral vamos “atropelando” o dia, na tentativa de concluir múltiplas tarefas, chegamos à noite exaustos e não conscientes de qualquer sentimento ou pensamentos que tenham surgidos durante uma jornada. E no dia seguinte tudo recomeça.
É necessário parar esse ciclo, rever escolhas, entender sentimentos. A prática nos ajuda a nos aproximarmos de nós mesmos, de nossa essência. Com o isso abre-se espaço para simplesmente SER e não somente FAZER. Quando estamos envolvidos em qualquer situação temos dificuldade de vivenciá-la, senti-la, pois automaticamente queremos partir para uma ação, uma solução.
MINDFULNESS E NEUROCIÊNCIA
Há décadas pesquisadores já reconheceram que práticas meditativas melhoram as condições física e mental das pessoas. Porém somente na última década é que neurocientistas resolveram investigar as mudanças estruturais que ocorrem no cérebro através da prática da meditação. A meditação atualiza os sistemas neurais fortalecendo o sistema. Os pesquisadores conseguiram reunir evidências suficientes de que práticas meditativas baseadas em Mindfulness com atenção nas emoções, pensamentos e sensações no presente beneficiam e modificam essas estruturas.
Praticantes de meditação desenvolvem um córtex mais enrugado, a camada posterior do cérebro. Dependemos do córtex para a realização de tarefas mais sofisticadas do nosso funcionamento mental, como pensamento abstrato e a introspecção. A meditação também pode alterar o volume a densidade do hipocampo, área responsável pela memória. Com o envelhecimento as áreas cerebrais vão reduzindo, mas práticas de Mindfulness podem retroceder este desgaste.
E se você está imaginando que para ter todos esses benefícios é necessário meditar por longas horas, eu tenho uma boa notícia: estudos confirmam que a regularidade da prática é mais importante que a quantidade e que meditar entre 12-20 minutos por dia geram benefícios em tarefas que exijam atenção e memória operacional.
Meditadores de longa data, nos seus 50-60 anos, já conseguem ultrapassar jovens de 20 anos de idade em testes de atenção visual. Interessante, não é mesmo? E então, o que você está esperando para iniciar Mindfulness na sua vida?
BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS
Benefícios ao praticar
Controle de ansiedade e estresse
Melhora qualidade do sono
Protege o cérebro, modificando estruturas neurais
Melhora a concentração, foco e produtividade
Desenvolve inteligência emocional
Melhora as relações interpessoais
Melhor desempenho das atividades
Aprender a agir ou invés de reagir
Auto-observação
Se fixa no momento presente
Sessa a busca por um estado ideal de vida
Não julga o que observa
Aceita a impermanência da experiência
PROGRAMA MINDFULNESS
8 SEMANAS
QUEM PODE PARTICIPAR
Qualquer pessoa que tenha vontade de melhorar sua qualidade de vida e de se conhecer melhor. Não é necessária nenhuma experiência anterior com meditação ou conhecimento teórico sobre o assunto. Todo suporte teórico e prático será realizado durante o programa
COMO FUNCIONA
A cada encontro são trabalhados os temas da semana onde serão discutidas dificuldades da prática, sugestões e adaptações das mesmas e evoluções do programa.
O trabalho é personalizado e adaptado a cada tipo de pessoa, respeitando suas características pessoais e necessidades.
São enviados materiais para prática, conteúdo psicoeducativo, informações sobre Mindfulness, reflexões e atividades complementares para serem realizados em casa.
CONTEÚDO PROGRAMA MINDFULNESS
-
Explicação do programa, expectativas e acordos
-
Entendendo Mindfulness: mitos e verdades sobre a prática e seus desafios
-
Exercícios de práticas meditativas
-
Tarefas da semana
-
Pausa do dia: como foi sua semana?
-
Vivendo no Modo Automático
-
Exercícios de práticas meditativas
-
Tarefas da semana
-
Pausa do dia: como foi sua semana?
-
Neuroplasticidade: funcionamento da mente + modelo cognitivo
-
Reconhecendo o pensamento
-
Exercícios de práticas meditativas
-
Tarefas da semana
-
Pausa do dia: como foi sua semana?
-
Como interpretamos a vida
-
Tríade: pensamento – sensação – emoção
-
Exercícios de práticas meditativas
-
Tarefas da semana
-
Pausa do dia: como foi sua semana?
-
Os 3 sistemas de regulação emocional
-
Como lidar com as emoções
-
Exercícios de práticas meditativas
-
Tarefas da semana
-
Pausa do dia: como foi sua semana?
-
Bases teóricas sobre autocompaixão
-
Os 3 elementos auto compassivos
-
Desenvolvendo a consciência de si
-
Exercícios de Práticas meditativas
-
Tarefas da semana
-
Pausa do dia: como foi sua semana?
-
Perdoar é um processo
-
Por que machuca tanto?
-
Perdão e o alivio do estresse psicológico
-
Exercícios de práticas meditativas
-
Tarefas da semana
-
Pausa do dia: como foi sua semana?
-
O que realmente importa
-
Exercícios de práticas meditativas
-
Fechamento do programa
-
Planejamento para continuar com a prática
-
Última tarefa da semana
FORMAS DE ATENDIMENTO
Online
O programa tem duração de 8 semanas sendo 1 encontro online por semana. Não há vídeoaulas, sendo todos os encontros uma interação ao vivo e particular com a profissional.
Cada encontro tem duração aproximada 1:30h, sendo datas e os horários definidos em comum acordo após a contratação do programa.
Presencial
É o mesmo programa realizado online, porém os 8 encontros acontecem de forma presencial no consultório em Balneário Camboriú.
Datas e horários definidos em comum acordo após primeira sessão.