Corajosa eu?

October 23, 2018

 

Semana passada levei minha filha ao dentista. Era sua primeira consulta e como era de se esperar, ela estava com medo de como seria esse encontro. Expliquei a ela passo a passo do que seria feito, e garanti que naquele dia seria somente uma avaliação, nada mais. E tudo ocorreu conforme dito. Senta na cadeira, abre a boca, coloca o espelhinho, orienta sobre higiene e recebe um “Parabéns” por estar tudo em ordem. Ao final, já mais calma, ela levanta da cadeira e faz um “Ufa!!”.

 

A dentista, muito amável e habilidosa com crianças, lhe oferece um adesivo e uma tiara com figuras de dentinhos. E complementa dizendo que ela mereceu por ter sido tão corajosa. Término da consulta, nos despedimos e entramos no carro.

A pequena exibia um sorriso relaxado e dispara: “Mãe, que bom que fui corajosa, ganhei até adesivo e uma tiara por isso”. Eu que estava colocando a chave na ignição, páro por um instante e avalio o que ela acabou de me dizer. Olho para o banco de trás e digo. “Filha, você ganharia só pelo fato de ter vindo sabia? Você ter conseguido vir mesmo que com medo foi o mais importante”. Ela fica quieta e olha para a janela. Eu também silencio e dou partida no carro. Quando estamos quase chegando em casa, o silêncio é quebrado: “Acho que você tem razão Mamina.”

 

Parece um detalhe tão banal, não é verdade? Mas foi por detalhes e conversas como estas, entre tantas outras coisas que você se tornou essa pessoa que se sente um fracasso só pelo fato de estar ansioso de fazer algo que não tem coragem ou certeza. Aí o medo pega. E quando o medo pega você paralisa e nem tenta. E sabe por quê você paralisa? Porque você também ganhou “adesivos e tiaras” por ter sido corajoso um dia e não por ter tentado. Entende aonde eu quero chegar?

 

Você de fato acreditou (e continua acreditando) que os merecedores de prêmios são os corajosos que tem certeza do que estão fazendo ou para onde estão indo. Mas agora vou te contar um segredo, mas não conta para ninguém: Você também ganharia só pelo fato de ter tentado.

Please reload

Our Recent Posts

Corajosa eu?

23/10/2018

Estresse e dor crônica: a ansiedade disfarçada de perfeccionismo

23/10/2018

Pensamento à mil

18/10/2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

VAMOS CONVERSAR?

Agende seu consulta

47 99723-1101

WhatsApp-psicologa.jpg

​MÍDIAS SOCIAIS:

  • Facebook
  • Instagram

LINKS DO SITE

CONSULTÓRIO - weClinik Coworking da Saúde:

©2018 by Vivi Navarro. Todos direitos reservados.