VAMOS CONVERSAR?

Agende seu consulta

47 99723-1101

WhatsApp-psicologa.jpg

​MÍDIAS SOCIAIS:

  • Facebook
  • Instagram

LINKS DO SITE

CONSULTÓRIO:

©2018 by Vivi Navarro. Todos direitos reservados.

TRATAMENTO DE ANSIEDADE

A ansiedade é um mecanismo natural de defesa e adaptação do Ser Humano desde a época das cavernas. Sem ela é provável que você e eu nem estaríamos aqui.

Portanto sentir ansiedade é normal, mas a sua frequência e intensidade é o que a diferencia de um estado patológico.

Basicamente a ansiedade é uma expectativa (na maioria das vezes negativa) do que está por vir. Porém é muito comum confundirmos ansiedade com medo ou insegurança.

Aprender a identificar corretamente seus sentimentos diante das situações diminuem futuras crises nervosas. Saúde mental significa equilíbrio, ou seja, é transitar pelos mais diversos estados de humor que todos temos, sem estar fixado excessivamente em nenhum deles.

 

O problema é quando a ansiedade surge sem estar relacionada a nenhuma causa ou quando ela é desproporcional à situação, trazendo prejuízos para sua vida e seu dia-a-dia.

A ansiedade pode ter diversas causas. Desde questões psicológicas (tipo de criação e modelo familiar), passando por questões comportamentais (não ter momentos de lazer como válvula de escape, excesso de trabalho e estresse, poucas horas de sono, entre outros) até questões físicas (alimentação inadequada, desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, etc).

No geral pessoas ansiosas tem uma visão distorcida, crítica e negativa a respeito de si. Isso lhe soa familiar? Se você respondeu que sim, é importante procurar um profissional para uma avaliação, pois o excesso de auto-crítica não torna você um bom juiz de si mesmo.

PSICOLÓGICOS

Pensamentos negativos

Preocupação constante

Tristeza

Sensação de angústia permanente

Sensação de fracasso

​FÍSICOS

Taquicardia

Problemas intestinais

Cansaço permanente

Falta de ar

Tontura

PENSAMENTO COMUNS

Eu faço tudo errado

Sou um fracasso

Não consigo me concentrar 

Não sei o que eu quero fazer

Me sinto perdido

Acho que estou doente 

Os casos extremos de ansiedade o que ocasionam ?

A ansiedade crônica leva a estados de profundo sofrimento e desencadeiam uma série de transtornos.

Os mais conhecidos são Transtorno do Pânico (sensação de morte eminente, parecida com um ataque cardíaco, com duração aproximada de 10 eternos minutos).  

 

Ansiedade Generalizada (sensação de profunda angústia permanente, insegurança e incertezas quanto ao futuro e um senso de identidade fragilizado) a Ansiedade Social (manifestação exagerada da timidez, com preocupação constante em ser julgado e avaliado bem como evitação de situações corriqueiras como perguntar o preço de um produto ou fazer uma simples reclamação).

RELAÇÃO DA ANSIEDADE COM

ESTRESSE

Estresse e ansiedade muitas vezes andam de mãos dadas. O indivíduo sob estresse está em estado constante de “luta e fuga”, um mecanismo biológico frente à estímulos ameaçadores, que liberam hormônios e substâncias químicas como cortisol e adrenalina.

 

É um mecanismo de defesa necessário para sobrevivência, porém se vivido por longo período prejudica a saúde e desencadeiam crises de ansiedade.

INSÔNIA

Pessoas em estados ansiosos possuem alterações de sono. O excesso de preocupação (chamado de pensamento catastrófico) emite um verdadeiro alerta ao sistema nervoso central, que se torna hipervigilante, mantendo o indivíduo acordado e “atento”, e por este motivo ter uma agradável noite de sono se torna uma missão impossível.

A falta de sono, por sua vez, altera as funções cerebrais causando ansiedade, fagida e falta de concentração, realimentando assim o ciclo ansiedade – insônia – estresse.

Transforme sua insatisfação em mudança

Tratamentos para Ansiedade

Você já descobriu que a ansiedade é um sentimento comum a todos, mas apesar disso a grande maioria das pessoas sentem um desejo enorme de elimina-la totalmente de sua vida, e começam uma verdadeira batalha interna.  E é justamente esse anseio que muitas vezes a desencadeia, alimentando um ciclo interminável de “ansiedade da ansiedade”.

Então você deve estar se perguntando o que fazer? O ideal é você mudar sua relação com a ansiedade. Conhece aquela expressão “se não pode vence-lo junte-se a eles”? Pois bem, ela se aplica perfeitamente aqui. E se mudarmos sua perspectiva tirando a ansiedade do posto de vilã e tivéssemos ela como aliada?

E se eu te disser que ao invés de ela estar aí só para te incomodar e causar sofrimento, ela poderia estar presente para te proteger e te passar alguns recados de como você anda vivendo sua vida? Você já deu ouvidos para o que sua ansiedade fala sobre você?

É isso que a psicoterapia propõe. Uma investigação da origem de sua ansiedade através do seu histórico de vida e de suas crenças disfuncionais relacionadas a ela. Com esse entendimento é possível traçar estratégias para o manejo de sua ansiedade, com técnicas e ferramentas eficazes para serem utilizadas no seu dia-a-dia de forma mais saudável e equilibrada. 

Online

O programa tem duração de 8 semanas sendo 1 encontro online por semana. Não há vídeoaulas, sendo todos os encontros uma interação ao vivo e particular com a profissional.
 
Cada encontro tem duração aproximada 1:30h, sendo datas e os horários definidos em comum acordo após a contratação do programa. 

Presencial

É o mesmo programa realizado online, porém os 8 encontros acontecem de forma presencial no consultório em Balneário Camboriú.  
 

Datas e horários definidos em comum acordo após primeira sessão.