VAMOS CONVERSAR?

Agende seu consulta

47 99723-1101

WhatsApp-psicologa.jpg

​MÍDIAS SOCIAIS:

  • Facebook
  • Instagram

LINKS DO SITE

CONSULTÓRIO:

©2018 by Vivi Navarro. Todos direitos reservados.

TRATAMENTO DE ESTRESSE

Existem diversas definições de estresse. Tecnicamente o estresse é um conjunto de ações fisiológicas que preparam o corpo para uma ação. Mas você que já sentiu o estresse, sabe que essa definição é um tanto rasa, não é verdade?

 

Em psicologia o estresse pode ser entendido como uma resposta do organismo à estados de tensão contínuo e prolongado, excedendo os limites do próprio indivíduo

A definição acima já está mais próximo daquela sensação de esgotamento físico e mental que você anda sentindo?  Pois bem, identificamos o estresse quando a energia do corpo é consumida, tornando a pessoa vulnerável aos problemas físicos que levam à enfermidades.

 

Nesta etapa os recursos emocionais já se esgotaram, fazendo com que o indivíduo se torne uma verdadeira bomba-relógio emocional.

As causas podem ser psicológicas, fisiológicas, ambientais ou psicossociais. Crises existenciais de meia idade, relacionamentos interpessoais conflituosos, condições frustrantes de trabalho, problemas econômicos: esse são algumas das causas que levam milhares de pessoas a procurarem apoio psicológico em função do estresse.

 

Causas ambientais como moradias em locais com excesso de ruídos, trânsito intenso e poluição também são agravantes. Recentemente incluiu-se nessa lista as causas tecnológicas. Isso mesmo, aquele hábito (ou obrigação) de passar horas olhando redes sociais ou respondendo à mensagens tem resultado em problemas físicos, lotando consultórios médicos com queixas de dores na cervical e de tendinites, e emocionais causando angústia ou sensação de não poder (ou não querer) se desconectar.

PSICOLÓGICOS

Medo difuso

Inquietação

Baixo rendimento intelectual

Desorganização dos pensamentos

​FÍSICOS

Taquicardia

Insônia

Sudorese

Excitação geral

SENSAÇÕES COMUNS

Sensação de sempre em alerta

Tensão muscular na mandíbula

Impossibilidade de relaxar

Sensação de que vai adoecer

Os casos extremos de estresse o que ocasionam ?

O impacto negativo que o estresse produz sobre a vida do indivíduo é cientificamente comprovado.

 

Pessoas em quadros crônicos de estresse estão sujeitas a desenvolverem doenças como inflamação e dor crônica, fibromialgia, enfermidades cardiovasculares, hipertensão, problemas dermatológicos, depressão, transtorno de ansiedade generalizada e outras doenças imunossupressoras.

RELAÇÃO DO ESTRESSE COM

ANSIEDADE

Estresse e ansiedade muitas vezes andam de mãos dadas. O indivíduo sob estresse está em estado constante de “luta e fuga”, um mecanismo biológico frente à estímulos ameaçadores, que liberam hormônios e substâncias químicas como cortisol e adrenalina.

 

É um mecanismo de defesa necessário para sobrevivência, porém se vivido por longo período prejudica a saúde e desencadeiam crises de ansiedade.

INSÔNIA

O estresse impacta diretamente os ciclos de sono, fazendo com que a pessoa não consiga relaxar o suficiente para dormir, ou quando dorme desperta muitas vezes ao longo da noite.

 

A falta de sono, por sua vez, altera as funções cerebrais causando ansiedade, fadiga e falta de concentração, realimentando assim o ciclo ansiedade – insônia – estresse.

Tratamentos para Estresse

O estresse é a doença do século 21. Estilo de vida agitado e desregrado, má alimentação, privação de sono, excesso de trabalho, uso exagerado de tecnologias, acúmulo de função e falta de atividade física juntamente com problemas emocionais e relacionais formam um “combo” perfeito para desenvolver o quadro.

Um processo adequado de enfrentamento do estresse inclui mudanças na rotina como o acréscimo de uma atividade física e mudanças alimentares, promovendo maior qualidade de vida.

 

Outras estratégias psicoterapêuticas como relaxamento, meditação e orientação a respeito de como lida com sua própria vida com o objetivo de reduzir o sofrimento emocional e reações negativas disfuncionais.

Transforme sua insatisfação em mudança

Online

O programa tem duração de 8 semanas sendo 1 encontro online por semana. Não há vídeoaulas, sendo todos os encontros uma interação ao vivo e particular com a profissional.
 
Cada encontro tem duração aproximada 1:30h, sendo datas e os horários definidos em comum acordo após a contratação do programa. 

Presencial

É o mesmo programa realizado online, porém os 8 encontros acontecem de forma presencial no consultório em Balneário Camboriú.  
 

Datas e horários definidos em comum acordo após primeira sessão.